Cidadania Italiana! Quem tem direito?

Buscamos documentos em toda a Itália para a cidadania Italiana

Cidadania Italiana! Quem tem direito?

12 de dezembro de 2017 Cidadania Italiana 0

 

Ciao a tutti!

No Brasil atualmente vivem cerca de trinta milhões de descendentes de italianos. Pela legislação italiana são considerados italianos de nascimento mesmo os que nasceram fora da Itália.

Por isto mesmo que nós, os descendentes, temos que RECONHECER a nossa Cidadania, já que somos italianos na origem. Através do conceito chamado “iure sanguinis” (direito de sangue) a lei italiana determina que um italiano nascido na Itália transmite naturalmente a sua cidadania a seu filho ou filha,  não importando onde eles tenham nascido.

E o maravilhoso disso tudo é que não existe um limite de geração para a transmissão da Cidadania Italiana, ou seja, pode ser transmitida pelo avô, pelo bisavô, pelo trisavô e assim por diante.

Notem que são todos homens a determinarem a transmissão da Cidadania Italiana automaticamente, mas e se existir uma mulher na linha de transmissão, o que acontece?

Bom, o mais importante e relevante nesta situação é saber o ano em que o filho ou filha dela nasceram! Porque isto é importante?

Em 01 de Janeiro de 1948 entrou em vigor uma Lei Italiana que prevê que os filhos nascidos à partir desta data recebem o direito automático à Cidadania transmitido pela mulher.

E os filhos que nasceram antes desta data como fica a situação?

Pela atual legislação a transmissão à cidadania foi interrompida, mas pode ser requerido o direito ao Reconhecimento da Cidadania por meio de um processo judicial através de um advogado italiano.

Então podemos dizer que nem tudo está perdido!

In bocca al lupo!

Giovanna Magrin

 

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.